
CHOROU! 0 PRESIDENTE LULA TEM SIDO ALVO DE CRÍTICAS EM RELAÇÃO AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ DE 2025, CUJO VENCEDOR FOI A OPOSITORA VENEZUELANA MARÍA CORINA MACHADO.
- JONATA BRITO
- 10 de out.
- 1 min de leitura
O presidente #Lula tem sido alvo de críticas em relação ao Prêmio #Nobel da Paz de 2025, cujo vencedor foi a opositora #venezuelana María Corina Machado.
Lula, que já manifestou ambições em relação ao Nobel, fez declarações relacionadas à política venezuelana que geraram controvérsia.
Em março de 2024, ao comentar a inelegibilidade de María Corina para concorrer à presidência da #Venezuela, Lula disse que, em vez de "ficar chorando", indicou outro candidato para as #eleições de 2018 no #Brasil.
#MaríaCorina rebateu Lula, acusando-o de #machismo e reafirmando sua luta contra o regime de #Maduro.
Além disso, Lula tem buscado projetar uma imagem internacional focada em temas apreciados pelo Nobel, como direitos humanos e meio ambiente, embora sua intervenção no conflito Rússia-Ucrânia tenha recebido críticas.
A disputa em torno do Nobel de 2025 também incluiu críticas à premiação por parte de setores ligados a Donald Trump, que foi elogiado pela vencedora María Corina Machado, que também criticou Lula.
O governo Lula, por sua vez, defende eleições transparentes na Venezuela e um discurso de "presunção de inocência" para Maduro.


Comentários